domingo, 20 de maio de 2007

Os MALEFÍCIOS da radiação solar

Dias ensolarados são agradáveis e convidativos a actividades externas de lazer e trabalho. Porém é importante saber que a exposição solar desmedida pode causar vários danos à saúde:

- Queimaduras

A queimadura é uma reacção aguda causada pelos raios ultravioleta (principalmente UV-B) emitidos pelo Sol.

É mais provável de ocorrer na exposição entre 10 e 16h. Esta reacção, não sendo percebida de imediato surge, geralmente, após algumas horas de exposição prolongada.

A queimaduras solares podem ser classificadas em queimaduras de 1º ou 2º grau.

1º grau - levam ao surgimento de vermelhidão na pele, chamado de eritema.

2º grau - provocam, além da vermelhidão, sensação de ardor e calor, inchaço (edema) e formação de vesículas (microbolhas) ou bolhas, dependendo da intensidade da exposição e do tipo de pele.


- Dano ocular

As consequências podem ser mais ou menos graves, dependendo do grau de exposição.

Entre as doenças oculares que parecem ter ligação à exposição prolongada ao sol estão:

pterígio (crescimento de vasos e tecido conjuntivo na superfície do olho);

degeneração da mácula;

alguns tipos de cataratas;

tumores da pálpebra e do globo ocular.


- Alergias

Algumas pessoas desenvolvem reacções alérgicas ao sol. Estas podem ser por efeito directo do sol sobre a pele ou indirectamente, quando o uso de cosméticos, perfumes e medicamentos tópicos (por exemplo, agentes de limpeza, agentes protectores, agentes anti-infecciosos, agentes hidratantes) ou sistémicos deixam a pele sensível ao sol.


- Fotoenvelhecimento

É o envelhecimento da pele induzido pelo Sol, provocando alterações degenerativas, as quais podem se manifestar como manchas, rugas, aspereza, atrofia e outras.

É notável o facto de que pessoas que se expuseram intensamente ao sol, seja durante o lazer ou trabalho, possuem a pele visivelmente mais envelhecida do que aquelas com um tipo de pele semelhante que não sofreram tal exposição.

As células da pele têm memória, o que quer dizer que os danos são acumulativos. Assim, é importante que se inicie a protecção solar desde a infância, principalmente porque a exposição solar até os 18 anos é maior do que no restante da vida.


- Alterações Imunológicas

A exposição solar pode causar alterações no sistema imunológico, deixando a pessoa mais susceptível a algumas doenças, como infecções, por exemplo. Mesmo pessoas com pele escura podem ter a imunidade deprimida pelo efeito da radiação UV.


- Doenças

Algumas doenças podem piorar após exposição solar, como a varicela e lúpus eritematoso.


- Cancro da Pele

O cancro da pele ocorre a grande maioria das vezes (mais de 90%) nas áreas de pele expostas ao sol. As áreas de pele particularmente sujeitas são aquelas que mais sofrem exposição solar: face, orelhas, pescoço, nuca, antebraços e mãos. Os 3 tipos de cancro da pele mais comuns são o carcinoma basocelular, o carcinoma epidermóide e o melanoma. Os 2 primeiros geralmente apresentam um alto índice de cura, quando apropriadamente tratados.

Carcionoma Basocelular

Carcionoma Epidermoide

Sem comentários: